4 de maio de 2015

Sobre o jogo que a Nintendo devia usar (também) para vender WiiUs



Hoje o assunto vai ser o WiiU, algo que possuo uma familiaridade maior, como vocês bem podem perceber pelo fato de eu fazer questão de escrever o nome errado, uma vez que o correto é separar o “Wii” do “U”. Mas eu criei o hábito de escrever assim pois toda vez que eu separava os dois quando fazia uma busca no google, ele me corrigia com um “Você quis dizer: Wii”, e eu tinha que clicar no “Mostrar resultados para Wii U”, e esse clique a mais era um esforço descomunal que nunca mais quis sofrer. Se bem que isso acontecia mais quando o console tinha acabado de lançar, hoje em dia o google entende a diferença dos dois, por mais que a maior parte do mercado ainda não, uma vez que a Nintendo assumiu essa missão de nomear os produtos da maneira mais confusa possível. Não duvido que o NX vá se chamar New Wii U ou Wii U & Mii XL.

Deixemos de lado o desastre que é o nome do console e voltemos ao assunto principal, que é um jogo que eu gosto muito, que eu acho que usa de maneira muito divertida o gamepad do WiiU mas que não vejo receber muita atenção por aí: Orbulon’s Sketch.

Que jogo é esse, você pergunta? Bem, eu roubei um pouco, porque na verdade esse jogo é um dos minigames do Game & Wario.

…Ok, na verdade estou roubando ainda mais, pois juntei dois minigames num só, dando um nome novo pra ele (eu vou explicar, vai fazer sentido antes do fim, sério). Mas acreditem em mim quando eu falo que ele é bem divertido e usa de maneira interessante o gamepad.

Porém, antes de falar mais desse jogo, vamos conversar um pouco sobre o gamepad.

Sobre o gamepad do WiiU


Por mais que tanto as vendas do console quanto críticos de games quanto analistas da indústria digam o contrário, eu realmente acho que o gamepad é um sucesso. Pelo menos no que diz respeito a criar novas formas interessantes e divertidas de interagirmos com jogos.

Os minigames multiplayer de Nintendo Land são fantásticos. O gamepad é usado de uma maneira sensacional para criar a atmosfera de ZombiU. O recém-lançado Affordable Space Adventures é um dos jogos de co-op mais interessantes que eu já vi. E off-tv play é uma opção muito boa para quem só tem uma TV e tem que repartí-la com terceiros. Sem contar que ele funcionar também como controle remoto da TV é uma das melhores idéias de todos os tempos da história do videogame. Um controle para ligar a TV E o videogame? Mudar o volume direto do controle do videogame, sem ter que caçar o controle da TV enquanto joga? Gênio. Sério, nem usamos mais o controle da TV, é mais fácil usar o gamepad.

O problema é justamente a quantidade de jogos que souberam usar de maneira interessante o gamepad. Talvez esse seja o grande argumento contra ele: nem mesmo a Nintendo conseguiu criar muitas maneiras interessantes e variadas de usá-lo. Mas, como eu sou uma pessoa muito fácil de agradar e me contento com pouco, os poucos jogos que usaram o gamepad de maneira interessante são o suficiente para que eu o defenda até o final. Dane-se que Mario Kart ou Smash Bros não o usaram (a não ser como off-tv play), eu gosto do meu WiiU e do gamepad.

Assim voltamos ao Orbulon’s Sketch, um dos jogos que, para mim, mais justificou a existência do gamepad.

Single Player Social



Vamos começar a babação de ovo com o lado single player, que se chama Miiverse Sketch.

Na verdade, não é exatamente um jogo single player, ele é um jogo single player social, digamos assim. Já vou explicar melhor. Eu devia planejar melhor o que eu escrevo.

Enfim, Miiverse Sketch é uma das primeiras opções quando ligamos Game & Wario, o que mostra que a Nintendo percebeu o potencial desse minigame.

Como ele funciona? Basicamente, você escolhe uma de quatro opções e então desenha ela em até um minuto. Assim que você ou o tempo terminar, seu desenho é postado automaticamente no Miiverse, a rede social da Nintendo, com o seu nome, o tema do seu desenho e quanto tempo você demorou para desenhá-lo.

Das opções apresentadas para você, uma vem do vocabulário pré-programado no jogo e as outras três são sugestões de outros jogadores. Sim, claro que tem os crianções idiotas que sugerem genitais, mas até que o policiamento da Nintendo é bom, e só peguei sugestão assim uma vez. Uma coisa legal que aparece nas sugestões dos jogadores (e que a Nintendo, teoricamente, devia estar deletando mas acho que ela ignora) são personagens ou coisas de outras obras, como a vez que apareceu “Baby Finn”, uma referência a Adventure Time.

Só pra constar, não fui eu quem desenhou este Baby Finn, foi minha namorada, ilustradora profissional.

E, é claro, você pode mandar suas próprias sugestões. Mandei várias, todas igualmente bestas, de “This is Sparta” a “Forever Alone”. O legal é ver o que as pessoas desenharam com as suas sugestões:

Dá pra ver a semelhança com o Gerard Butler.
Os que fugiram do meme foram os meus favoritos

Parece tonto, e é. E é divertido pra burro. Não importa se você desenha bem ou mal, o legal é justamente ver o que a sua criatividade e a das outras pessoas consegue criar em um minuto. Sério, é bem legal.

Só que já estou vendo o grande argumento surgindo: 

– Mas esse minigame não é assim tãããão especial para o gamepad e o WiiU, Vitor. Dava pra criar um igual fácil para tablets ou smartphones. Inclusive, tem um chamado Draw Something. Já ouviu falar? Hein? Hein?

Sim, já ouvi falar do Draw Something, interlocutor imaginário e desnecessariamente agressivo. Só que eu acho os dois jogos diferentes - num deles a brincadeira é adivinhar o que o outro desenha, no outro a brincadeira é se divertir com o que você mesmo consegue criar. Outro fator é que se um jogador desiste no Draw Something, a brincadeira acaba, enquanto que no Miiverse Sketch dá pra ficar se divertindo sem depender tanto assim de outro, pelo menos enquanto a Nintendo manter o Miiverse e o suporte online do Game & Wario vivo.

E quanto ao seu outro argumento, você tem toda razão, o Miiverse Sketch não é algo que precisa exclusivamente do WiiU e do gamepad para funcionar. Se bobear, até já existe um jogo assim para iPad ou tablet Android e eu que não conheço.

O que nos leva ao lado multiplayer de Orbulon’s Sketch, que é o minigame simplesmente chamado de Sketch.

The Ultimate Party Game of Endless Fun For Anyone



Como funciona o Sketch? Um jogador desenha no gamepad, em segredo, o que o jogo sugere para ele. Enquanto isso, tudo que é desenhado aparece na TV em tempo real, e os demais jogadores (de um máximo de cinco permitidos pelo software, mas que podem ser mais, já explico como) tentam adivinhar o que é desenhado. Se alguém acerta, o desenhista recebe um ponto e dá um ponto para o acertador, recebendo uma palavra nova em seguida. Ele tem dois minutos para desenhar a maior quantidade possível de palavras. Caso o desenhista não saiba como desenhar o que é pedido, ele pode pular essa palavra, mas ele é punido com a perda de vinte segundos do seu tempo (como o jogo é em inglês, o que muitas vezes acontece quando estamos jogando é que não sabemos o que a palavra significa, e pulamos nesses casos). Quando termina o tempo dele, o gamepad vai para o próximo jogador e assim por diante, e no final os pontos são somados (quantidade de desenhos desenhados acertados + quantidade de acertos de outros desenhos) e temos um vencedor.

Pode parecer exagero, mas Sketch é o The Ultimate Party Game of Endless Fun For Anyone (TUPGEFFA).

É muito, mas muito divertido. Principalmente quando temos uma sugestão absurda (já tivemos que desenhar “King Midas” uma vez, por exemplo - infelizmente não salvei o screenshot) ou quando tentamos quebrar a palavra em inglês em outras palavras para facilitar a compreensão do desenho, como neste caso:

Isto é um cachimbo dividido por dois, caso não tenham entendido. Ou será que não é um cachimbo?

O que mais me dá segurança em dizer que esse é o TUPGEFFA é o fato de quando jogo ele em eventos familiares com meus primos (vou citar muito essa entidade “meus primos” neste blog pois são as pessoas com quem eu mais jogo jogos multiplayer) até mesmo os familiares que não gostam de games acabam indo participar da brincadeira, nem que seja só a parte de adivinhar o que é desenhado. Nem o Wii Sports, tido como o TUPGEFFA da geração anterior, conseguia isso.

– Ah, mas eu não desenho bem, não acho que eu vou gostar desse jogo.

Acreditem quando eu digo que os desenhos mais divertidos são justamente daqueles que pior desenham. São esses quem têm que quebrar a cabeça e fazer o que conseguem para ganhar pontos, e muitas vezes o resultado é hilário. É só ter um mínimo de desencanamento para não ficar ofendido com a dificuldade dos outros de adivinharem o que você está desenhando. Porque, convenhamos, é só um jogo e estamos todos aqui para nos divertir.

Ainda não sei como acertamos este.
Este aqui, em compensação, é uma solução bem criativa e fácil de acertar.

Mas, se mesmo assim você não quer desenhar, tudo bem, fique só adivinhando. É assim que driblamos a limitação de só cinco jogadores: nós fazemos times. Cada time tem um desenhista e o resto é só adivinhador, que ficam quietos quando o próprio desenhista está no gamepad mas que acrescentam ao caos quando é hora de adivinhar. Às vezes, um outro jogador fica com o desenhista para ajudar com o vocabulário em inglês, ou até para dar sugestões de como melhor desenhar a palavra dada, enfim, cada time pode criar sua dinâmica.

Mais alguns desenhos que queria mostrar: o caminhão de comida,…
…o bichinho de pelúcia, que ficou bonitinho,…
…e o macaco, que acertamos só com isso.

E este é um jogo que funciona graças ao gamepad e o WiiU.

Sim, dava para fazer o mesmo jogo com uma lousa ou com uma parede branca. Sim, no fundo é só a parte Imagem do Imagem & Ação. Sim, dá pra alguém fazer um jogo similar usando um iPad e o Apple TV. Mas funciona tão bem no WiiU (sem contar a economia de papel e caneta) que eu realmente acho que este devia ser o jogo que a Nintendo devia estar usando (também) para vender WiiUs. É justamente o jogo que dizem que faltou para o WiiU: o jogo que só de ver outros jogando você entende a diversão que o console traz. Pelo menos na minha opinião.

Claro que só este minigame não é o bastante para compensar o investimento necessário para comprar um WiiU. Mas eu realmente acho que ele devia estar lá, lado a lado com Nintendo Land, Mario Kart 8 e Super Smash Bros 4 na propagandas da Nintendo como os grandes jogos de multiplayer de sofá, perfeito para pessoas que gostam de encontrar os amigos IRL e jogar junto.

Eu acredito tanto neste jogo que eu acho até que a Nintendo devia separar esses dois minigames (o Miiverse Sketch e o Sketch) do Game & Wario e oferecer ele como um jogo grátis para todos os usuários de WiiU, chamando ele de Orbulon’s Sketch por causa do personagem que representa estes minigames dentro do Game & Wario. Ou chama de WiiSketchU ou de New Nintendo Sketch XL, tanto faz, que eu realmente acho que pessoas que jogarem esse jogo vão pelo menos ficar minimamente curiosas em pensar em comprar um WiiU (com Smash, Mario Kart e Mario 3D World finalizando o trabalho de convencê-las). Sério mesmo. Esse jogo é tão legal assim.

Por que oferecer de graça? Para mais pessoas jogarem o jogo. Já tem pouco WiiU por aí, se criar uma barreira de preço, o potencial desse jogo vai ser menor ainda. E por que juntar os dois e não fazer só o multiplayer? Justamente para vender o Miiverse, um aspecto muito legal do ecossistema Nintendo que é muito subvalorizado, na minha opinião, além de criar um incentivo para quem só recebe visitas de vez em nunca mas que pode se divertir com a comunidade de sketchers.

A única coisa que falta é a Nintendo incorporar as sugestões online do Miiverse Sketch no Sketch multiplayer, que eu acho que não são. É que já jogamos tanto esse jogo que já estão repetindo termos. Mas demorou, o vocabulário do jogo é bem extenso.

Conclusão:


Se você tem um WiiU e o Game & Wario, você provavelmente já sabe como esse jogo é legal. Se não sabe, tente convidar mais amigos para jogar Sketch, vocês vão se divertir.

Se você tem um WiiU e não tem Game & Wario, fica a minha recomendação, nem que seja só pelo Miiverse Sketch e o Sketch. Mas tem outros minigames single player bem legais, principalmente o Gamer. E esse é um dos jogos que já vi entrar em promoção no eShop, é só ter paciência.

Se você conhece alguém que tem o WiiU e o Game & Wario mas nunca jogou Sketch, sugira fazer isso da próxima vez que estiver com o dito cujo. Vai ser legal.

Se você conhece alguém que tem um WiiU mas não tem o Game & Wario, fica a minha recomendação para você pentelhar seu conhecido até ele comprar esse jogo. Se ainda existissem locadoras de games, falava para alugar, mas bem-vindos ao século XXI.

Por último, se você não se encaixa em nenhuma das opções anteriores, fica apenas a minha sugestão de que, se algum dia você ver um WiiU por um preço bem barato, pode até ser um usado, e também encontrar uma cópia do Game & Wario em promoção, pode comprar que vai valer a pena. Sério mesmo.

Tendo dito isto tudo, fica a minha última sugestão: todos nós atazanarmos a Nintendo até ela lançar o Orbulon’s Sketch separado do Game & Wario, facilitando o acesso de todo mundo a esse jogo. Que isso é o mais importante para mim: que a maior quantidade de pessoas se divirta com esse jogo, um dos meus jogos multiplayer favoritos da vida, lado a lado com Smash Bros e Mario Kart.

Sério mesmo. Mesmo.

Links:


Site oficial do Game & Wario

Comunidade do Sketch no Miiverse

Nenhum comentário:

Postar um comentário